sábado, 23 de abril de 2011

Pesquisa por projeto

Objetivo Geral

Estimular gosto pela música dentro e fora do ambiente escolar.

Objetivo Específico

· Desenvolver a atenção, a memoria, transformar o aprendizado em algo prazeroso, exercitando o raciocínio e o gosto pela música.


Introdução

A música é uma linguagem, feita de ritmo e sons, capaz de despertar e exprimir sentimentos. As crianças sentem-se felizes cantando, desde pequeninos e até mesmo sozinhos.

Em suas brincadeiras espontâneas, elas cantam batem palmas movimentam o corpo, braços e pernas, com entusiasmo. Para que isso aconteça é necessário que a criança seja incentivada a descobrir experimentar e criar sons, ritmo e movimentos.

As brincadeiras musicais também representam um elo que pode reforçar todas as áreas do desenvolvimento infantil.

A infância é mais feliz com o prazer dessas horas de encantamento, cujo exercício é um aprendizado de música tão suave e melodiosa, que nos diverte e nos enche de saudade para sempre.

É um recurso pedagógico simples de ensinar as crianças como exercitar a memoria através de versos, a música com o canto. A criança descontrai, coopera, socializa, desenvolve agilidade, sentindo-se unida em harmonia com o grupo. Aumenta tanto suas potencialidades de se tornarem adultos produtivos e úteis a si mesmos e a sociedade.


Justificativa

De acordo com vários autores a musica trás muitos benefícios ao ser humano desde o útero da mãe até a fase adulta.

Ela transmite muitos benefícios que alimentam a imaginação, a fantasia levando a criança a ampliar seu ciclo de amizades, melhorando a socialização e segurança n grupo, dando calma, tranquilidade, ampliando o vocabulário, aperfeiçoando desenvolvimento do ensino aprendizagem, despertando e entendendo o mundo em que o rodeia. Levar os alunos a lidar com os problemas que muitas vezes o mundo lhe oferece.

Todos nós educadores temos que trabalhar a musica em sala de aula com nossos alunos, pois é um recurso valioso que contribuem no desenvolvimento, ensino aprendizagem, mas também tirando nossos alunos de alguns problemas que a sociedade oferece a nossos estudantes.


Procedimento Metodológico

O natural da conduta infantil é brincar e imitar. Portanto, todas as atividades musicais devem ser desenvolvidas em forma de brincadeiras, imitações com músicas, danças, sons e com teatros. Incentivar as crianças pelo gosto musical despertando a atenção a participação à alegria envolvendo todas as crianças do berçário, maternal, jardim, pré I e pré II. Apresentar para as crianças vários tipos de instrumentos musicais descobrindo cm os alunos diferentes tipos de sons e confeccionar alguns instrumentos musicais. Juntamente com os alunos descobrir diferentes sons, utilizando os meios de comunicação como CD e DVD.

Os alunos irão dramatizar as músicas populares e cantigas de roda com expressão corporal, facial com danças acompanhando rima, ritmo, canto para aperfeiçoar o vocabulário. É necessário que o professor inclua várias músicas nas atividades diárias, deixar que as crianças também decidam espontaneamente, o tipo de experiência musical que deseja realizar.

Acreditamos que por meio da musica o aluno se socializa mais, sente-se seguro no grupo, melhora sua linguagem e amplia seu vocabulário, desenvolvendo a capacidade de apreciar o que a música transmite de belo a nossos ouvidos enriquecendo a expressão musical na sua vida.


Recursos

· Todos os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova.

· Material de sucata.

· Instrumentos musicais q a escola oferece.

· Tampinhas, garrafas plásticas, sementes, pedrinhas, etc.

· CD e DVD.

· Meio ambiente.

· Papel, lápis, tinta e papelão.


Relatório

A socialização esta presente em todas as crianças, pois o natural da conduta infantil é brincar e imitar. A música é uma linguagem feita de ritmo e sons, capaz de despertar e exprimir sentimentos. As crianças sentem-se felizes cantando, despertando nelas a socialização, o vocabulário e a expressão corporal, as brincadeiras espontâneas, cantam com entusiasmo, sacudindo o corpo, pernas e braços. É por essas razoes que se associa a musica ao movimento.

A musica está proporcionando as crianças da Escola de Educação Infantil Vila Nova, a mesma alegria que sentem ao ficar fora da escola. Para que isso aconteça, é necessário que as crianças sejam incentivadas a descobrir, experimentar e criar sons, ritmos e movimentos. Percebi que as brincadeiras musicais estão representando um elo que pode reforçar todas as áreas de desenvolvimento infantil. Percebe-se que todas as crianças estão trabalhando a coordenação motora e favorecendo a consolidação do sistema nervoso, objetivo da psicomotricidade, atuação em grupo, aspecto de personalidade, ao extravasar emoções ajustando-se a vida em grupo. As crianças sentem-se mais seguras afetiva e socialmente, juntamente com a atuação e entusiasmo de professor.


Cronograma

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho e Dezembro

Pesquisa do Material

X

Elaboração do

Projeto

X

Confecção do Material

X

Utilização do Material

X

Execução do

Projeto

X


Bibliografia

WEIGEL, Anna Maria Gonsalves. A música na pré-escola. Fundação Educar. Rio de Janeiro – RJ, 1986.

BRANDÃO, Heliane. O Livro dos Jogos e das Brincadeiras para todas as Idades. Editora Leitura Ltda. Belo Horizonte – MG, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário