quarta-feira, 25 de maio de 2011

Diferenças Raciais - Módulo 4




Entendemos que os africanos e os afro-brasileiros trazem consigo muitas culturas, e que muitos anos ficaram esquecidos. Hoje vemos nos meios de comunicação atividades artísticas que é mostrada na mídia realizadas pelos negros que trazem consigo pelo sangue. Lemos que o negro não apareciam na mídia em desfile de modas, cinema, o negro era proibido de entrar em um teatro, era usado para limpeza, cozinha. Ainda observamos que nas novelas também personagens que fazem esses papeis, mas entendemos que esta mudando e as pessoas tem que se valorizar, sendo negro, deficiente, esportista, cozinheira, faxineira, lixeiro, etc. Todos tem seu valor, porque se não existem pessoas para realizar essas atividades quem o faria, todo o trabalho tem seu valor e nossos políticos também tem que fazer sua parte e valoriza-lo com um salario justo e digno, pois todo o trabalho tem que ser valorizado.

Esacola de Educação Infantil Vila Nova

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A cultura africana




Para proporcionar aos alunos um novo conhecimento e incentivar para que despertem a importância da cultura africana que encontramos no Brasil, levamos os alunos a assistir um DVD de danças como a capoeira, após assistirem com entusiasmo observando gestos e saltos. Todos queriam dançar, porem a escola já tem um grupo de capoeira e alguns alunos já estão participando percebe-se que gostam da roda de capoeira. Os alunos fizeram uma roda e os que ja fazem aula apresentaram aos colegas e aos demais assistiram, após alguns fizeram demonstrações, nós professores incentivamos para que participem desse evento na escola que é uma cultura africana e os africanos contribuíram muito para o crescimento do Brasil com seu trabalho e com sua cultura que temos que preservar e ensinar as futuras gerações.

domingo, 1 de maio de 2011

2.2 Navegando em hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links, têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
Na Educação o trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo.