terça-feira, 26 de abril de 2011

atividade1.4












Computador

Em minha escola tem computador, eles são utilizados para que os alunos da educação infantil comece a se interagir com ele e descobrir coisas interesantes.

Maquina Digital

Em nossa escola temos a maquina digital para registrar os momentos em que nossos alunos realizam atividades e apresentassões realizadas pelos alunos, hora da leitura, teatros e demais atividades.

TV e DVD

A tv e o dvd é utilizado para assistir videos infantis que transmitem mensagrns infantis e educativas, também para que os alunos escutem músicas acompanhando as coriografias eos movimentos corporais, temos que saber utilizar.

sábado, 23 de abril de 2011

Divulgação do projeto



Pesquisa por projeto

Objetivo Geral

Estimular gosto pela música dentro e fora do ambiente escolar.

Objetivo Específico

· Desenvolver a atenção, a memoria, transformar o aprendizado em algo prazeroso, exercitando o raciocínio e o gosto pela música.


Introdução

A música é uma linguagem, feita de ritmo e sons, capaz de despertar e exprimir sentimentos. As crianças sentem-se felizes cantando, desde pequeninos e até mesmo sozinhos.

Em suas brincadeiras espontâneas, elas cantam batem palmas movimentam o corpo, braços e pernas, com entusiasmo. Para que isso aconteça é necessário que a criança seja incentivada a descobrir experimentar e criar sons, ritmo e movimentos.

As brincadeiras musicais também representam um elo que pode reforçar todas as áreas do desenvolvimento infantil.

A infância é mais feliz com o prazer dessas horas de encantamento, cujo exercício é um aprendizado de música tão suave e melodiosa, que nos diverte e nos enche de saudade para sempre.

É um recurso pedagógico simples de ensinar as crianças como exercitar a memoria através de versos, a música com o canto. A criança descontrai, coopera, socializa, desenvolve agilidade, sentindo-se unida em harmonia com o grupo. Aumenta tanto suas potencialidades de se tornarem adultos produtivos e úteis a si mesmos e a sociedade.


Justificativa

De acordo com vários autores a musica trás muitos benefícios ao ser humano desde o útero da mãe até a fase adulta.

Ela transmite muitos benefícios que alimentam a imaginação, a fantasia levando a criança a ampliar seu ciclo de amizades, melhorando a socialização e segurança n grupo, dando calma, tranquilidade, ampliando o vocabulário, aperfeiçoando desenvolvimento do ensino aprendizagem, despertando e entendendo o mundo em que o rodeia. Levar os alunos a lidar com os problemas que muitas vezes o mundo lhe oferece.

Todos nós educadores temos que trabalhar a musica em sala de aula com nossos alunos, pois é um recurso valioso que contribuem no desenvolvimento, ensino aprendizagem, mas também tirando nossos alunos de alguns problemas que a sociedade oferece a nossos estudantes.


Procedimento Metodológico

O natural da conduta infantil é brincar e imitar. Portanto, todas as atividades musicais devem ser desenvolvidas em forma de brincadeiras, imitações com músicas, danças, sons e com teatros. Incentivar as crianças pelo gosto musical despertando a atenção a participação à alegria envolvendo todas as crianças do berçário, maternal, jardim, pré I e pré II. Apresentar para as crianças vários tipos de instrumentos musicais descobrindo cm os alunos diferentes tipos de sons e confeccionar alguns instrumentos musicais. Juntamente com os alunos descobrir diferentes sons, utilizando os meios de comunicação como CD e DVD.

Os alunos irão dramatizar as músicas populares e cantigas de roda com expressão corporal, facial com danças acompanhando rima, ritmo, canto para aperfeiçoar o vocabulário. É necessário que o professor inclua várias músicas nas atividades diárias, deixar que as crianças também decidam espontaneamente, o tipo de experiência musical que deseja realizar.

Acreditamos que por meio da musica o aluno se socializa mais, sente-se seguro no grupo, melhora sua linguagem e amplia seu vocabulário, desenvolvendo a capacidade de apreciar o que a música transmite de belo a nossos ouvidos enriquecendo a expressão musical na sua vida.


Recursos

· Todos os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova.

· Material de sucata.

· Instrumentos musicais q a escola oferece.

· Tampinhas, garrafas plásticas, sementes, pedrinhas, etc.

· CD e DVD.

· Meio ambiente.

· Papel, lápis, tinta e papelão.


Relatório

A socialização esta presente em todas as crianças, pois o natural da conduta infantil é brincar e imitar. A música é uma linguagem feita de ritmo e sons, capaz de despertar e exprimir sentimentos. As crianças sentem-se felizes cantando, despertando nelas a socialização, o vocabulário e a expressão corporal, as brincadeiras espontâneas, cantam com entusiasmo, sacudindo o corpo, pernas e braços. É por essas razoes que se associa a musica ao movimento.

A musica está proporcionando as crianças da Escola de Educação Infantil Vila Nova, a mesma alegria que sentem ao ficar fora da escola. Para que isso aconteça, é necessário que as crianças sejam incentivadas a descobrir, experimentar e criar sons, ritmos e movimentos. Percebi que as brincadeiras musicais estão representando um elo que pode reforçar todas as áreas de desenvolvimento infantil. Percebe-se que todas as crianças estão trabalhando a coordenação motora e favorecendo a consolidação do sistema nervoso, objetivo da psicomotricidade, atuação em grupo, aspecto de personalidade, ao extravasar emoções ajustando-se a vida em grupo. As crianças sentem-se mais seguras afetiva e socialmente, juntamente com a atuação e entusiasmo de professor.


Cronograma

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho e Dezembro

Pesquisa do Material

X

Elaboração do

Projeto

X

Confecção do Material

X

Utilização do Material

X

Execução do

Projeto

X


Bibliografia

WEIGEL, Anna Maria Gonsalves. A música na pré-escola. Fundação Educar. Rio de Janeiro – RJ, 1986.

BRANDÃO, Heliane. O Livro dos Jogos e das Brincadeiras para todas as Idades. Editora Leitura Ltda. Belo Horizonte – MG, 1997.

Momentos de reflexão

A BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO MELHOR

Sobre as novas tecnologias no meu entendemos que trabalhar atividades que envolva as novas tecnologias e a prática pedagógica integradas. Vemos que nossos alunos devem ser motivados para descobrir manusear as novas tecnologias que vem surgindo nos dias de hoje envolver as atividades que brincamos e pesquisar coisas novas juntamente com os alunos buscando novas descobertas. Apresentar conteúdos diferenciados para que o aluno busque envolvendo as novas tecnologias existentes na escola O aluno tem que ser incentivado a buscar pesquisas para despertar sua aprendizagem .A tecnologia oportuniza o aluno a conhecer o mundo.

Experiência e sugestão de aula

Experiências e Sugestões de Aulas.

Todos nós sabemos que a melhor forma de ensinar é aquela que propicia os alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e entender o mundo, mas também entendemos que as famílias, os pais também tem que participar desse desenvolvimento colaborando com a aprendizagem de seus filhos, proporcionando novas aprendizagens, então juntos saberemos se o aluno memorizou determinado assunto. Os professores tem que transmitir os assuntos com clareza, e o aluno também tem que buscar se esforçar para adquirir conhecimento.

Não basta a internet para que ele adquira conhecimentos na sala de aula realizar atividades com detalhes, apresentações com slides, assim o aluno adquire o conhecimento, captando a informação e colocando em pratica. Também o aluno tem que saber ouvir, respeitando o que esta sendo colocado pelos colegas e professores e seu conhecimento cada um irá construir, interpretando e compreendendo o que foi informado que é algo construído por cada um.

Plano de aula

Objetivo

Identificar e desenvolver a criatividade.

Conteudo

As cores e a coordenação motora.

Recursos

Computador

Metodologia

A professora apresentou aos alunos o programa de desenhos com suas cores, cada aluno identificou o desenho preferido e aos poucos escolia as cores desejadas.

A professora falava a cor para que o aluno identificasse a cor para colorir seu desenho, com isso cada aluno melhorou sua coordenação motora utilizando o mouse.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Educação e Tecnologia

Hoje nossas escolas e a sociedade em geral dispõem de tecnologia, oferecendo vários meios de se comunicar oferecendo instrumentos para que nosso trabalho seja oferecido aos alunos com criatividade e oferecendo atividades diversas para que nossos estudantes sempre busquem mais e novas descobertas.

Vemos nos meios de comunicação que a tecnologia é importante, pois ela esta cada vez mais evoluída e moderna oferecendo facilidades para o mundo inteiro, mas temos que saber utilizar, pois ela nos oferece coisas ruins.

Temos que trabalhar com nossos alunos o risco que os meios de comunicação oferecem.

As escolas estão oferecendo aos alunos essa tecnologia, mas precisa melhorar muito e profissionalizar melhor os professores isso aos poucos está acontecendo.

A internet nos oferece pesquisas e informações do mundo inteiro se necessitarmos, não tem dono, não tem computador especifico ou mesmo um lugar ele é uma teia de aranha. No começo só foi utilizado somente para fins militares e acadêmicos, mas nos dias de hoje, ela pode ser usada por qualquer pessoa. O professor pode levar seus alunos a pesquisar vários assuntos, conhecer países, museus, bibliotecas, fazer novos amigos, jogos, fazer compras, descobrir novos programas e muito mais. É importante que nós professores repensássemos a educação para que tenham um sentido mais amplo.

Oferecer aos alunos conhecimento e organização, e articular diversos espaços de conhecimento para formarmos alunos conhecedores no processo de ensino e aprendizagem.

Registrando a Própria Reflexão

Todos sabem que a aprendizagem acontece individualmente, socialmente no meio e com o outro ele é continuo, temos que estar sempre nos preparando para o novo e nossa pratica pedagógica. Eu como professora e aprendiz diante da inovação me esforço o máximo para inovar, às vezes com dificuldades, mas consigo transmitir aos alunos sempre coisas novas, levando o que sei e buscando aquilo que os meios de comunicação nos oferecem, lidando com cautela e oferecendo o que acho que irá melhorar o aprendizado de meus alunos, o novo para mim é um pouco difícil, mas me esforço para aprender, pois ele nos oferece o mundo em nossas mãos, em segundos, as práticas pedagógicas estão em mudança e nossos alunos só precisam definir o que devem usar que a tecnologia contribuirá para seu conhecimento e crescimento.